Qual a diferença de Artrose e Osteoporose?

A Artrose e a Osteoporose são doenças  acometem a movimentação corporal,  por terem nomes parecidos muitos se confundem  pensando ser a mesma coisa, porém  são completamente diferentes. Você sabe diferenciá-las?

Sendo que, a artrose é uma doença degenerativa que afeta as articulações do corpo, levando a um desgaste nas articulações, tanto as pequenas, como as grandes articulações. A osteoporose provoca o enfraquecimento  dos ossos, não tem a ver com desgastes.

Segundo a medicina, para a Artrose não existe medicamento que reponha a cartilagem e o diagnóstico é feito através do exame físico e exames complementares - o mais utilizado é a radiografia (RX). A principal causa é o enfraquecimento e desequilíbrio muscular, e o risco aumenta em pacientes obesos. O sedentarismo também influencia por diminuir a nutrição da cartilagem. Outras causas são as fraturas, movimentos repetitivos associados a uma musculatura ruim, esportes que exigem alta intensidade de treino, competições e doenças inflamatórias.

Já a osteoporose não causa dor e acontece quando o osso sofre reabsorção constante para formação de novas células ósseas - quando a absorção é mais rápida que a formação. Entre seus fatores de risco estão a deficiência de vitamina D e cálcio, sedentarismo, tabagismo e o consumo em excesso de bebidas alcoólicas. O tratamento se faz através de exercícios com carga, ou seja, usando o peso do corpo ou pesos livres. Durante a prática esportiva os ossos são submetidos ao peso do paciente e esse fato faz com que ocorra aumento da densidade óssea, deixando o osso mais forte. Acomete mais mulheres acimados 65 anos, asiáticas ou brancas, principalmente pelo fator hormonal durante a menopausa. Deve ser tratada, pois pode levar  a fraturas, da coluna, quadril ou punhos no caso de quedas.

Tratamento para Artrose e Osteoporose



Para se tratar e preveni-las é necessário a realização de atividades físicas, para a artrose quanto mais o paciente se movimentar mais nutrientes serão consumidos pela cartilagem evitando o desgaste. deve -se alongar e fortalecer  a musculatura para diminuir a sobrecarga nas articulações. também a fisioterapia para controlar a dor.


Já a osteoporose deve ser tratada primeiro as lesões,fortalecendo, e com  alimentação rica em proteína, cálcio, por exemplo, verduras escuras,leite e derivados. atividade física, iniciando cedo terá muitos benefícios.


Exercícios para fortalecer a musculatura, são os mais  indicados; O fortalecimento dos membros superiores ajuda a melhorar os ossos dos braços, coluna cervical e torácica. Os realizados para os membros inferiores melhoram os ossos da bacia, pernas e coluna lombar. vale lembrar, que atividades como natação ou hidroginástica são contraindicados até que a doença seja tratada, porque retiram a carga do osso, piorando a doença.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe o que é Dor Crônica?

Magnetoterapia

Sobre Vinhos.